As crônicas de Facebook

Dessa vez não é "As crônicas de Nárnia", mas os acontecimentos que levam a intolerância de opiniões nas redes sociais, em especial "As crônicas de Facebook".

Paralelo também ao nosso mundo, a rede social que virou um vício quase incontrolável depois do Orkut deu à nós novas maneiras de expor opiniões. Viva a democracia! 


Uma terra sem leis? Mas não mesmo. Para isso existe o Marco civil da internet criado em 23 de abril de 2014 para proteger os direitos como o de privacidade e liberdade de expressão. O que se fala sempre no facebook quando o assunto sempre é política, religião ou futebol. Isso quando um ou outro usuário não apela para a agressão verbal e perde o controle da conversa e se desfoca totalmente do assunto inicial. 

Essas e entre outras crônicas com diálogos nesse tempo moderno foi mudado da praça, sala de jantar, do telefone para a internet. Essa ferramenta que conecta com pessoas do seu círculo social ou próximo também traz discórdias nos comentários. De forma raivosa, e sem abertura para expor argumentos, apelar pela irracionalidade, e acaba desmerecendo o debate. Parece que as pessoas ficaram mais intolerantes com opiniões contrárias das delas. 

Percebo que onde tem regras que limitam o que comentar ou postar sobre qualquer outro assunto traz atitudes coerentes às normas, porque com certeza se não respeitar vai ser banido pelo administrador do grupo. Sempre naquele sentimento de que “quando há regras tenho que cumprir se não vou ser punido”. Contrário do que “vou fazer as coisas com consciência e olhar com empatia o meu próximo”. E olhe lá, tem pessoas que respeitam uma as outras sem regras, não posso generalizar uma comunidade com mais de 89 milhões de brasileiros

Não somos todos mal-educados ou com complexo de vira-latas, como dizem os patriotas de plantão. Nos unimos com acontecimentos e opiniões, então por que não se juntamos para debater além de julgar ser o único certo? 
  


O DIA EM QUE O FACEBOOK FICOU COLORIDO 


Na última sexta-feira (26), o Estados Unidos legalizou o casamento gay em todos os seus Estados. Grupos LGBT e simpatizantes do movimento, e favoráveis aos direitos iguais abraçaram com maior alegria mais uma vitória desses direitos. Mark Zuckerberg inovou ao disponibilizar uma ferramenta que colore a foto do perfil. Resultado? Um arco-íris a cada atualização da Linha do tempo. 

Me atrevo a exercer empatia mais uma vez. Olhando para os dois lados, quem apoia não devia se importar com quem não apoia, ou então argumentar com opiniões que apenas julgam, e buscam confirmação do que um debate. A mesma coisa para quem opina e apresenta como exemplo outras causas a serem apoiadas, como se uma causa fosse mais importante que a outra. Claro, dar opinião é importante, contudo manter o respeito e a civilidade é melhor e mais harmonioso para a nossa sociedade que julga tanto e age sem esperar das autoridades.

Olhando para quem pôs a foto de perfil colorida, é apoiar a causa, e não precisa ser gay. Uma causa não anula a outra, mas as histórias sim, as crônicas dessa rede que nos afasta e ao mesmo nos une para uma causa maior. 

© Mariana Grava