Repressão instantânea


A violência e o vandalismo na capital de São Paulo relatado nos jornais nos últimos dias me intrigaram. Foi claro que a mídia julgou no começo todos os manifestantes como baderneiros.

Entretanto, como dito anteriormente pela grande maioria, será que os que estavam lá são só jovens que desrespeitam a lei e atrasam seu caminho? A resposta como sempre é olhar novamente, é pensar em por que tantos manifestantes que estavam lá exercendo seu direito acabaram violentados, não estavam lá para destruir patrimônios, públicos, do comercio privado etc.

A maioria não eram vândalos, eram cidadãos conscientes, que não trabalham ou estudam de cabeça baixa sem olharem o que está acontecendo em sua volta. São dignos para fazerem o protesto dentro da lei e conseguirem com a força que eles possuem o direito de refutar a qualidade do serviço das empresas de transporte e o valor cobrado.

Nenhuma violência abusiva contra qualquer cidadão que não fez nada contra algum policial é justa. Vândalos, oportunistas, opositores da lei devem ser punidos.

Minha indignação do acontecimento com os cidadãos não envolvidos, repórteres e manifestantes é imensa. Vídeos na internet que mostram o abuso de alguns policiais servem como provas, e será que serão identificados e penalizados?

Pois bem, a passagem de ônibus que foi aumentada mais do que necessário nos últimos anos mostra como as empresas de ônibus abusam do valor em longo prazo. Não se fala em apenas vinte centavos a mais na passagem. Fala-se do outro lado que é o da população que usa todos os dias ônibus muitas vezes cheios e com péssimas condições. Também se fala de democracia e direitos, não podemos ser totalmente livres, porém mais conscientes e inquietos com as atitudes do governo, que muitas não beneficia o povo.